Fisioterapia Pediátrica

A Fisioterapia Pediátrica atua na prevenção , habilitação e reabilitação do desenvolvimento neuropsicomotor, das crianças que apresentam atraso de desenvolvimento, disfunções neuromotoras , sequela de prematuridade, síndromes genéticas ou qualquer patologia que possa interferir na sequência normal do desenvolvimento motor infantil.
O trabalho da fisioterapeuta na área da pediatria exige dela um conhecimento que lhe proporcione atender a criança de acordo com as necessidades que esta apresente, desde as consideradas mais simples até as mais complexas e específicas. A Fisioterapia Pediátrica utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas especializadas, visando sempre direcionar os objetivos fisioterapêuticos com atividades lúdicas tornando o momento prazeroso para a criança . Faz-se necessário, entretanto que o ambiente seja inteiramente direcionado ao universo infantil, com recursos necessários aos atendimentos.

domingo, 9 de agosto de 2015

A IMPORTÂNCIA DA POSTURA ORTOSTÁTICA NAS LESÕES NEUROMOTORAS


O paciente acometido por uma disfunção neuromotora, tem dificuldades em alcançar a postura de pé, pois essa lesão acomete as etapas de maturação cerebral,interferindo nos processos necessários para as mudanças das fases que ocorrem normalmente. A criança normalmente fica presa em fases anteriores a essa , necessitando normalmente de bastante estímulos para alcançar essa postura e muitas vezes nunca alcançam.
O ortostatismo favorece a criança contato visual com o ambiente, proporcionando o ato de brincar com brinquedos e com outras crianças.

VANTAGENS DA POSTURA DE PÉ:
-Melhor funcionamento do sistema circulatório
-Aumenta a densidade óssea prevenindo lesões
-Auxilia na digestão e na função intestinal
-Facilita a formação de cartilagem no quadril e no início do desenvolvimento
-Ajuda na respiração e no controle da fala
-Alonga a musculatura
-Melhora na interação com o meio.


A postura de pé favorece novas experiências enviando ao sistema nervoso, as informações da postura correta e devido o alinhamento corporal, a musculatura posterior é alongada, evitando dessa forma, os encurtamentos tão comuns nessas crianças. 
Pontua-se também grandes benefícios dessa postura ,por favorecer uma maior funcionalidade dos membros superiores-MMSS, estimulando consequentemente o desenvolvimento cognitivo e aumentando a interação com o meio ambiente.

O PAPEL DA FISIOTERAPIA:
A fisioterapia tem sua atuação quando estimula o ortostatismo, através do alinhamento biomecânico dessas crianças. Quando a criança atinge essa postura, colabora com a integração sensorial, estimulando o contato visual, o tato, o sistema vestibular e a propriocepçao, consequentemente a criança ganha intelectualmente.