Fisioterapia Pediátrica

A Fisioterapia Pediátrica atua na prevenção , habilitação e reabilitação do desenvolvimento neuropsicomotor, das crianças que apresentam atraso de desenvolvimento, disfunções neuromotoras , sequela de prematuridade, síndromes genéticas ou qualquer patologia que possa interferir na sequência normal do desenvolvimento motor infantil.
O trabalho da fisioterapeuta na área da pediatria exige dela um conhecimento que lhe proporcione atender a criança de acordo com as necessidades que esta apresente, desde as consideradas mais simples até as mais complexas e específicas. A Fisioterapia Pediátrica utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas especializadas, visando sempre direcionar os objetivos fisioterapêuticos com atividades lúdicas tornando o momento prazeroso para a criança . Faz-se necessário, entretanto que o ambiente seja inteiramente direcionado ao universo infantil, com recursos necessários aos atendimentos.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A Fisioterapia na Hipotonia

A hipotonia é uma manifestação potencial para muitas doenças e desordens que afetam o controle nervoso motor pelo cérebro ou força muscular. É uma condição na qual o tônus muscular está anormalmente baixo, envolvendo normalmente déficit de força muscular A hipotonia pode ser um sinal  de um problema qualquer ao longo da interface que controla o movimento muscular.

Crianças com hipotonia parecem "frouxas" quando seguradas  pelos bracinhos. Elas sempre descansam com cotovelos e joelhos livremente estendidos, bem diferente das crianças ditas "normais" que ficam em semi-flexão.  Apresentam frouxidão ligamentar , podendo levar essas crianças a terem pés planos, valgismo e desvios na coluna como escoliose , hiperlordose e hipercifose.




Causas da Hipotonia:

- Encefalopatias por hipoxia antes, durante ou apos o nascimento;
- Miopatias;
- Distúrbios neuromotores;
- Distúrbios que afetam a capacidade de os nervos enviarem mensagens para os músculos;
- Miastenia grave;
- Erros inatos do metabolismo;
- Infecções;
- Distúrbios genéticos ou cromossômicos;
- Acondroplasia;
- Ataxia cerebelar congênita;
- Lesões da medula espinhal.

Tratamento fisioterapêutico na hipotonia:


Devido o tônus baixo, crianças com hipotonia apresentam atraso nas aquisições do desenvolvimento motor . A fisioterapia irá atuar com exercícios para aumentar o tônus da criança; estimulação das etapas do desenvolvimento motor através de  métodos como o Bobath;  propriocepção em cama elástica ou alguns aparelhos de Integração sensorial, estimulação sensorial e orientação aos pais e ou responsáveis quanto aos posicionamentos adequados, para evitar problemas posturais e se possível  favorecer a marcha , melhorando a qualidade de vida da criança e de sua família.

8 comentários:

  1. Boa tarde,
    Gostaria de saber se é saudável um bebê de 1 ano fazer fisioterapia todos os dias. Ele foi diagnosticado com Hipotonia. foi solicitado RNM do encéfalo, fizemos e não há alterações. Foi solicitado também o exame de Cariótipo Banda G, esse ainda não temos o resultado, demora demais.

    desde já, agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata, boa noite! Desculpas pela demora em te responder. Com relação à sua dúvida, vou te falar sobre a minha opinião. Acho que um bebê de um ano, não necessita fazer fisioterapia todos os dias, por qualquer que seja o seu diagnóstico. Eu particularmente faço em um bebê dessa idade 3 atendimentos semanais. Terapias demais estressa muito o bebê. Quando ele ficar maiorzinho tudo bem, aí pode sim intensificar mais um pouco. Eu sempre oriento aos pais à continuarem estimulando o seus filhos em casa, para que a criança não se sinta forçada e comece a detestar o tratamento, esse é o meu ponto de vista, mas escute outras opiniões e veja o que é melhor para o seu filho. Desejo que o seu filho evolua bem. Se precisar de mim para mais esclarecimentos, fique a vontade, eu terei o maior prazer em te ajudar

      Excluir
  2. Minha filha tem mielo e tem hipotonia,esta com oito meses e n consegue sentar ainda tem o o tronco muito molinho,faço fisio duas vezes por semana e á estimulo em casa o que acha que devo fazer?fazer mais sessões por semana?

    ResponderExcluir
  3. Minha filha tem mielo e tem hipotonia,esta com oito meses e n consegue sentar ainda tem o o tronco muito molinho,faço fisio duas vezes por semana e á estimulo em casa o que acha que devo fazer?fazer mais sessões por semana?

    ResponderExcluir
  4. meu filho tem oito anos eoito meses tem atraso neuropisicomotor nao consegue ficar em pe gostaria de saber se a fisio com eletrodos da resultado

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se a natação é eficaz para tratamento de crianças com hipotonia e quais são as chances de cura ou os melhores tratamentos.

    ResponderExcluir
  6. Olá me chamo Cláudio tenho um bebê diagnosticado com pompe, qual melhor maneira para estimulá lo para melhorar os movimentos motores...
    Grato pela atenção. Abraço.🙏

    ResponderExcluir
  7. Olá me chamo Cláudio tenho um bebê diagnosticado com pompe, qual melhor maneira para estimulá lo para melhorar os movimentos motores...
    Grato pela atenção. Abraço.🙏

    ResponderExcluir