A acondroplasia é uma doença de origem genética, do grupo das chamadas condodistrofias ou osteocondrodisplasias. Provoca um defeito no crescimento dos ossos longos, pela prematura ossificação da cartilagem de crescimento desses ossos, impedindo o seu desenvolvimento normal , originando por sua vez , o desenvolvimento do nanismo. Uma grande parte dos indivíduos que nascem com nanismo, não possui antecedentes familiares com a doença, porem o defeito genético, depois de ocorrer é transmitido aos filhos de forma autosômica dominante, os filhos das pessoas afectadas por acondroplasia, tem cerca de 50% de probabilidades de nascerem com a doença.
Características mais comuns da Acondroplasia:
-Cabeça muito grande em relação com ao corpo;
-Testa proeminente;
-Pernas arqueadas;
-Perda de massa muscular;
-Hipotonia;
-Estenose da coluna vertebral;
-Membros curtos;
-Hipercifose e hiperlordose;
-Arcada dentária pequena.
Prognóstico:
As crianças com Acondroplasias podem ter vida normal, apresentando normalmente inteligência igual a qualquer criança da mesma idade e crescem aproximadamente no máximo 1:31 centímetros de altura.
Tratamento fisioterapêutico:
A fisioterapia irá atuar na criança com Acondroplasia, primeiramente no atraso de desenvolvimento motor , que normalmente ela apresenta. O fisioterapeuta faz um trabalho de estimulação precoce, para promover as aquisições motoras normais; fortalecimento do tônus muscular para favorecer a marcha. Posteriormente o trabalho é direcionado as orientações posturais e alívio de dores, melhorando a sua qualidade de vida.
Fisioterapia Pediátrica
A Fisioterapia Pediátrica atua na prevenção , habilitação e reabilitação do desenvolvimento neuropsicomotor, das crianças que apresentam atraso de desenvolvimento, disfunções neuromotoras , sequela de prematuridade, síndromes genéticas ou qualquer patologia que possa interferir na sequência normal do desenvolvimento motor infantil.
O trabalho da fisioterapeuta na área da pediatria exige dela um conhecimento que lhe proporcione atender a criança de acordo com as necessidades que esta apresente, desde as consideradas mais simples até as mais complexas e específicas. A Fisioterapia Pediátrica utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas especializadas, visando sempre direcionar os objetivos fisioterapêuticos com atividades lúdicas tornando o momento prazeroso para a criança . Faz-se necessário, entretanto que o ambiente seja inteiramente direcionado ao universo infantil, com recursos necessários aos atendimentos.