Fisioterapia Pediátrica

A Fisioterapia Pediátrica atua na prevenção , habilitação e reabilitação do desenvolvimento neuropsicomotor, das crianças que apresentam atraso de desenvolvimento, disfunções neuromotoras , sequela de prematuridade, síndromes genéticas ou qualquer patologia que possa interferir na sequência normal do desenvolvimento motor infantil.
O trabalho da fisioterapeuta na área da pediatria exige dela um conhecimento que lhe proporcione atender a criança de acordo com as necessidades que esta apresente, desde as consideradas mais simples até as mais complexas e específicas. A Fisioterapia Pediátrica utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas especializadas, visando sempre direcionar os objetivos fisioterapêuticos com atividades lúdicas tornando o momento prazeroso para a criança . Faz-se necessário, entretanto que o ambiente seja inteiramente direcionado ao universo infantil, com recursos necessários aos atendimentos.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

A Fisioterapia na Acondroplasia

A acondroplasia é uma doença de origem genética, do grupo das chamadas condodistrofias ou osteocondrodisplasias. Provoca um defeito no crescimento dos ossos longos, pela prematura ossificação da cartilagem de crescimento desses ossos, impedindo o seu desenvolvimento normal , originando por sua vez , o desenvolvimento do nanismo. Uma grande parte dos indivíduos que nascem com nanismo, não possui antecedentes familiares com a doença, porem  o defeito genético, depois de ocorrer é transmitido aos filhos de forma autosômica dominante, os filhos das pessoas afectadas por acondroplasia, tem cerca de 50% de probabilidades de nascerem com a doença.

Características mais comuns da Acondroplasia:

-Cabeça muito grande em relação com ao corpo;
-Testa proeminente;
-Pernas arqueadas;
-Perda de massa muscular;
-Hipotonia;
-Estenose da coluna vertebral;
-Membros curtos;
-Hipercifose e hiperlordose;
-Arcada dentária pequena.


Prognóstico:

As crianças com Acondroplasias podem ter vida normal, apresentando normalmente inteligência igual a qualquer criança da mesma idade e crescem aproximadamente no máximo 1:31 centímetros de altura.

Tratamento fisioterapêutico:

A fisioterapia irá atuar na criança com Acondroplasia, primeiramente no atraso de desenvolvimento motor , que normalmente ela apresenta. O fisioterapeuta faz um trabalho de estimulação precoce, para promover as aquisições motoras normais;  fortalecimento do tônus muscular para  favorecer a marcha.  Posteriormente o trabalho é direcionado as orientações posturais e alívio de dores, melhorando a sua qualidade de vida.


2 comentários:

  1. Olá, tenho buscado conhecimento nesta área, pois tenho um filho com acondroplasia e quanto mais souber melhor para ajuda-lo nessa caminhada, hoje ele tem 10 meses, e faz fisioterapia respiratória e motora, gostaria de saber se no caso de acondroplasia é indicado o therasuit e se caso positivo em qual momento, pois pelo que pesquisei achei que era só em casos de PC

    ResponderExcluir
  2. Oi, boa noite, hoje vi o seu comentário e resolvi te responder. Bem o therasuit tem indicações mas na PC, porém também é indicado em outras patologias e nos atrasos de desenvolvimento; mas é necessário que a criança já tenha 2 anos e meio completo. Eu acredito que quando o seu filho tiver essa idade, já vai está andando, pois crianças com Acondroplasia, andam quando fazem uma fisioterapia bem realizada, normalmente nessa faixa etária estão andando. No entanto ela poderá fazer uso da gaiola usada no Therasuit , onde terá grandes benefícios.Augusta

    ResponderExcluir