Fisioterapia Pediátrica

A Fisioterapia Pediátrica atua na prevenção , habilitação e reabilitação do desenvolvimento neuropsicomotor, das crianças que apresentam atraso de desenvolvimento, disfunções neuromotoras , sequela de prematuridade, síndromes genéticas ou qualquer patologia que possa interferir na sequência normal do desenvolvimento motor infantil.
O trabalho da fisioterapeuta na área da pediatria exige dela um conhecimento que lhe proporcione atender a criança de acordo com as necessidades que esta apresente, desde as consideradas mais simples até as mais complexas e específicas. A Fisioterapia Pediátrica utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas especializadas, visando sempre direcionar os objetivos fisioterapêuticos com atividades lúdicas tornando o momento prazeroso para a criança . Faz-se necessário, entretanto que o ambiente seja inteiramente direcionado ao universo infantil, com recursos necessários aos atendimentos.

sábado, 29 de setembro de 2012

Extensoras (Polainas)

Utiliza-se extensoras ( também conhecidas como Polainas) como recurso durante alguns atendimentos em fisioterapia. Elas são indicadas para uso em membros superiores e membros inferiores, objetivando uma estabilização das articulações do cotovelo e do joelho em posição de extensão, respectivamente. São confeccionadas com materiais resistentes como lona, contendo barras de duralumínio, evitando dessa forma que ocorra a flexão, devido o bloqueio da articulação.

Pontua-se como indicações clínicas, principalmente a manutenção do posicionamento desejado, com ganho significativo do alongamento muscular no segmento no qual está sendo estabilizado, favorecer o controle e a ativação muscular proximal e o ortostatismo. Com a estabilização dos joelhos, podemos realizar treino de marcha em pacientes com Mielomeningocele (com indicação para a marcha), alguns casos de Paralisia Cerebral  e demais patologias. O uso da extensora  em membros superiores favorece também no treino do engatinhar das crianças que tem dificuldades em estabilizar os cotovelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário