Fisioterapia Pediátrica

A Fisioterapia Pediátrica atua na prevenção , habilitação e reabilitação do desenvolvimento neuropsicomotor, das crianças que apresentam atraso de desenvolvimento, disfunções neuromotoras , sequela de prematuridade, síndromes genéticas ou qualquer patologia que possa interferir na sequência normal do desenvolvimento motor infantil.
O trabalho da fisioterapeuta na área da pediatria exige dela um conhecimento que lhe proporcione atender a criança de acordo com as necessidades que esta apresente, desde as consideradas mais simples até as mais complexas e específicas. A Fisioterapia Pediátrica utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas especializadas, visando sempre direcionar os objetivos fisioterapêuticos com atividades lúdicas tornando o momento prazeroso para a criança . Faz-se necessário, entretanto que o ambiente seja inteiramente direcionado ao universo infantil, com recursos necessários aos atendimentos.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Theratogs

O TheraTogs é uma roupa terapêutica de treinamento neuromotor, postural e sensorial. Esse recurso é resultado da combinação de um sistema de tronco e membros inferiores, podendo ser estendidos aos membros superiores. Além disso, o sistema dispõe de tiras e velcros especialmente desenvolvidos para serem fixados as diversas partes corporais, de acordo com a necessidade clínica de cada paciente.
Este sistema foi desenvolvido nos EUA pela fisioterapeuta Beverly Cusick, respeitando sólidos princípios biomecânicos e da ciência neuromuscular.
Através da utilização do TheraThogs, o usuário pode obter inúmeros benefícios terapêuticos, entre eles destacam-se:
Remodelamento ósseo e articular em bebês e crianças
Consciência corporal e estabilidade postural
Alinhamento articular funcional
Vivência sensoriomotora para um correto aprendizado motor em atividades diárias domiciliares e escolares.
Cabe ressaltar que o TheraThogs pode ser utilizado durante as sessões de terapias, assim como no ambiente escolar, domiciliar e nas demais atividades de vida diárias, permitindo ao usuário mais de 16 horas diárias de uso.
O TheraTogs é indicado para pacientes com ataxia, hipotonia, atetose e espasticidade; fraqueza muscular e déficit de equilíbrio; alterações da marcha; desvios articulares; instabilidade articular; problemas de recrutamento muscular; déficits de integração sensorial; alterações comportamentais; assimetria postural e déficit de equilíbrio muscular.
Ao contrário de outros sistemas utilizados em diversos modelos de órteses rígidas, compostas de plásticos e metais, o sistema TheraThogs é dinâmico, sendo fabricado por um material leve, flexível, e respirável, o qual  é utilizado sob a roupa normal.
Estudos têm demonstrado efetiva melhora no equilíbrio, padrão de marcha e alinhamento orsteoarticular, permitindo ao usuário ganhos significativos relacionados às suas atividades de vida diárias.
(Informações retiradas do site www.theratogs.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário