Fisioterapia Pediátrica

A Fisioterapia Pediátrica atua na prevenção , habilitação e reabilitação do desenvolvimento neuropsicomotor, das crianças que apresentam atraso de desenvolvimento, disfunções neuromotoras , sequela de prematuridade, síndromes genéticas ou qualquer patologia que possa interferir na sequência normal do desenvolvimento motor infantil.
O trabalho da fisioterapeuta na área da pediatria exige dela um conhecimento que lhe proporcione atender a criança de acordo com as necessidades que esta apresente, desde as consideradas mais simples até as mais complexas e específicas. A Fisioterapia Pediátrica utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas especializadas, visando sempre direcionar os objetivos fisioterapêuticos com atividades lúdicas tornando o momento prazeroso para a criança . Faz-se necessário, entretanto que o ambiente seja inteiramente direcionado ao universo infantil, com recursos necessários aos atendimentos.

domingo, 28 de outubro de 2012

A Fisioterapia na Prematuridade




O principal objetivo da fisioterapia na criança prematura é promover a continuação do desenvolvimento global do bebê o mais próximo do normal, favorecendo conservação

das funções existentes, prevenindo a incapacidade e trabalhando em cima de recuperação e adaptação. O trabalho é realizado com a estimulação precoce, utilizando movimentos e posicionamentos adequados, apoios de cinturas, percepção corporal, estímulo tátil, visual e proprioceptiva. O fisioterapeuta tem que traçar o seu tratamento levando sempre em consideração a idade cronológica e a idade corrigida da criança.





Devemos pontuar, entretanto, que o desenvolvimento motor, pode variar de uma criança para outra, pois existe uma série de fatores que podem está associados, até mesmo a superproteção da família. Abriremos um parêntese para a sequência em que a criança adquire as suas aquisições motoras tais como: o controle cervical, o rolar, o rastejar, o sentar com apoio, o sentar sem apoio, o engatinhar, ficar de joelho, ficar de pé com apoio dos membros superiores (MMII), a marcha paralela e a marcha independente. Existem algumas crianças que pulam etapas, mas nós fisioterapeutas fazemos nosso trabalho tentando evitar que isso aconteça , para que não venha trazer algumas dificuldades futuras para a criança.

O trabalho da fisioterapia é realizado em conjunto com outras especialidades, visando sempre o desenvolvimento neuropsicomotor e a melhora na qualidade de vida da criança e da sua família, não podemos esquecer, no entanto, que cada bebê é único e tem seus limites individuais.


SUGESTÃO DE SITE: www.projetopequenosguerreiros.com 

 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário