Fisioterapia Pediátrica

A Fisioterapia Pediátrica atua na prevenção , habilitação e reabilitação do desenvolvimento neuropsicomotor, das crianças que apresentam atraso de desenvolvimento, disfunções neuromotoras , sequela de prematuridade, síndromes genéticas ou qualquer patologia que possa interferir na sequência normal do desenvolvimento motor infantil.
O trabalho da fisioterapeuta na área da pediatria exige dela um conhecimento que lhe proporcione atender a criança de acordo com as necessidades que esta apresente, desde as consideradas mais simples até as mais complexas e específicas. A Fisioterapia Pediátrica utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas especializadas, visando sempre direcionar os objetivos fisioterapêuticos com atividades lúdicas tornando o momento prazeroso para a criança . Faz-se necessário, entretanto que o ambiente seja inteiramente direcionado ao universo infantil, com recursos necessários aos atendimentos.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Therasuyt

 Em 1971 médicos do Centro Russo de Aeronáutica e Medicina espacial perceberam que quando os astronautas retornavam a Terra, após um longo período sem descarga do peso corporal, apresentavam dificuldades ou impossibilidade de manter-se de pé, e um aumento do índice de fraturas. Esse fato ocorria devido à diminuição de massa muscular e óssea provocada por essa ausência de peso em longo prazo sobre o corpo enquanto permaneciam no espaço devido a gravidade, gerando assim atrofia por desuso e consequentemente osteoporose.
Foi a partir dessa observação que pesquisadores desenvolveram uma terapia chamada de “Pinguim Suit”, objetivando reduzir estes efeitos da ausência da gravidade no corpo dos astronautas.
O principal objetivo do “Pinguim Suit era usar elásticos e roldana para resistir a uma força contraria do corpo e ajudar a prevenir os efeitos da gravidade e a movimentos dos astronautas.

Os pesquisadores perceberam que os astronautas que não usaram esse equipamento, apresentavam uma insegurança postural semelhante às crianças com Paralisia Cerebral.
 Estudos foram realizados com o “ Pingüim Suit” para reabilitar pacientes com Paralisia Cerebral com resultado bastante promissor. Adaptações foram feitas com “Pinguim Suit”e resultou em um elástico para o uso em posicionamento e alongamento dos músculos durante a fisioterapia.
Este recurso tornou-se um instrumento para o tratamento de crianças com Paralisia Cerebral até 2002, quando Richard e Izabela Koscielny aprimoram e nomearam o método de TheraSuit ® (patente EUA). Izabela e Richard são fisioterapeutas e pais de uma filha com Paralisia Cerebral, e todo o empenho no aprimoramento da técnica era habilitar sua própria filha, entretanto , atualmente esse método está sendo expandido pelo mundo afora pela própria criadora do método-IZABELA KOSCIELNY, habilitando e reabilitando diversas crianças com Paralisia Cerebral e demais patologias.

Indicações:

-Paralisia Cerebral
-Síndrome de Down
-Ataxia
-AVC
-Hipertonia
-Hipotonia

Contra-Indicações:

-Doenças Progressivas
-Osteopenia
-Doenças Cardíacas
-Convulsões sem  controle
-Pacientes com contraturas e deformidades

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário