Fisioterapia Pediátrica

A Fisioterapia Pediátrica atua na prevenção , habilitação e reabilitação do desenvolvimento neuropsicomotor, das crianças que apresentam atraso de desenvolvimento, disfunções neuromotoras , sequela de prematuridade, síndromes genéticas ou qualquer patologia que possa interferir na sequência normal do desenvolvimento motor infantil.
O trabalho da fisioterapeuta na área da pediatria exige dela um conhecimento que lhe proporcione atender a criança de acordo com as necessidades que esta apresente, desde as consideradas mais simples até as mais complexas e específicas. A Fisioterapia Pediátrica utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas especializadas, visando sempre direcionar os objetivos fisioterapêuticos com atividades lúdicas tornando o momento prazeroso para a criança . Faz-se necessário, entretanto que o ambiente seja inteiramente direcionado ao universo infantil, com recursos necessários aos atendimentos.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Bobath-Conceito Neuroevolutivo

O Conceito Neuroevolutivo Bobath, é uma abordagem terapêutica de habilitação e  reabilitação que foi desenvolvida pela fisioterapeuta Berta Bobath e o seu esposo Karel Bobath, para o tratamento de adultos, crianças e bebês com disfunções neuromotoras, onde baseia-se na compreensão do desenvolvimento normal utilizando todos os canais perceptivos para facilitar os movimentos e as posturas seletivas que aumentam a qualidade das funções.
O tratamento tem como prioridade a evolução motora e funcional da criança, visando uma maior independência na sua rotina diária.O método tem um maior enfoque no tratamento de distúrbios de função, movimento e controle postural causados por uma lesão no Sistema Nervoso Central.
Pontua-se como objetivos do método obter mudanças  no tônus postural e padrões de movimentos,para possibilitar torná-los mais úteis e eficientes, através da prática e aprendizado.

O Bobath tem como princípios básicos:

-Padrão muscular mais próximo do normal,
-Abordagem de posturas de inibição reflexa,
-Simetria corporal,
-Estimular reação de proteção e equilíbrio,
-Alongamento muscular,
-Propriocepção,
-Aumentar ou diminuir tônus muscular,
-Variação de posturas,
-Suporte de peso para as mãos,
-Dissociação de cinturas pélvica e escapular, facilitando uma marcha futura.



O método utiliza-se de pontos chaves, que correspondem às partes do corpo onde o tônus anormal pode ser inibido e os movimentos normais  facilitados, onde é solicitado ajustamentos postural automático, produzindo assim atividades através de reação de proteção automática, com endireitamento e equilíbrio.

O Tratamento realizado pela fisioterapeuta inclui posturas e movimentação ativa e passiva, porém os movimentos ativos darão sensações essenciais para a aprendizagem de movimentos voluntários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário